importância das cores na educação infantil

Importância das cores na educação infantil

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Criatividade, controle emocional e psicologia. Hoje, falaremos sobre a importância das cores na educação infantil. Caso você acompanhe nosso portal com frequência, já deve ter notado como gostamos desse tema, que trata justamente sobre a psicologia das cores e o seu impacto em nosso dia a dia.

Com o desenvolvimento dos pequenos isso não seria diferente. Por isso, elaboramos este texto completo. Aqui, você entenderá a atração das crianças pelas cores, a psicologia dos tons na educação infantil, o significado das cores para as crianças e as principais abordagens e iniciativas. Então, não perca tempo e acompanhe!

A atração das crianças pelas cores

A psicologia das cores é uma área bastante consolidada e antiga. Em inúmeros momentos, ficou comprovado o efeito estimulante ou tranquilizador dos tons sobre o nosso comportamento. Não por acaso, essa área é bem utilizada por profissionais estéticos, da área de design, arquitetura, decoração e paisagismo.

Por exemplo, você já notou como é comum que ambientes hospitalares adotem tons pastéis, suaves e claros, geralmente de verde ou azul? O motivo para isso é fundamentado na psicologia das cores, que destaca que essas tonalidades estimulam a tranquilidade emocional, incentivando a calma e o repouso.

Por outro lado, já notou como grandes franquias de fast food apelam para tons chamativos e fortes de vermelho e amarelo? Essa escolha não é por acaso, mas sim porque essas tonalidades comunicam emergência, saciedade e alegria. Percebe? A implementação das cores existe por um motivo.

As diferentes tonalidades têm um efeito prático e comprovado sobre a nossa psicologia e são capazes de influenciar pensamentos, estados emocionais e tomadas de decisão. As crianças são apaixonadas pelas cores por estarem abertas a todo tipo de estímulo, principalmente o visual.

Inclusive, isso já foi até documentado como a influência das cores no estímulo à leitura. De certa forma, até primal, as cores estão programadas em nossa estrutura cognitiva. A melhor demonstração disso é a forma como atribuímos o senso de urgência à cor vermelha.

No passado antropológico, essa tonalidade era mais frequentemente vista no sangue, portanto, estava correlacionada a ferimentos e situações emergenciais. Hoje, o vermelho segue sendo utilizado em sinais de advertência, placas de saída e como a principal cor de “não siga adiante” nos sinaleiros.

A cor é para as crianças o mesmo que é para todos nós: uma dimensão que comunica uma mensagem emocional, de advertência, alegria, criatividade e por aí adiante. O apreço delas pelas cores é uma demonstração de como elas gostam de estar em contato com esses estímulos em um período que é, justamente, um dos mais livres e criativos de toda a vida, a infância.

A importância das cores na educação infantil

Agora que você entende a importância do colorir e da arte na educação infantil, é momento de identificar a presença e atuação das cores durante esse período. Felizmente, as cores estão para todos os lados quando pensamos na educação infantil.

Escolas de todos os tamanhos e segmentos reconhecem a importância dos tons para estimular emoções positivas nas crianças e, assim, alavancar o aprendizado dos pequenos. Não por acaso, salas do soninho podem adotar tons verdes e azuis-claros, estimulando o descanso.

Em contrapartida, as salas de aula costumam ter tonalidades solares, como o amarelo e o laranja, capazes de estimular a alegria e a energia das crianças. Percebe? A utilização estratégica das cores exerce um efeito prático sobre a mentalidade do grupo e melhora os resultados educacionais de cada criança.

Mas não basta apenas ter um ambiente estimulante, é preciso que existam práticas estimulantes. É por isso que professores do ensino infantil são tão focados em promover jogos e brincadeiras com cores, pois reconhecem a influência da arte no desenvolvimento da inteligência emocional e criativa dos pequenos.

Não por acaso, a BNCC para artes apresenta uma série de orientações importantes para os educadores. A BNCC é a Base Nacional Curricular Comum, que indica parâmetros gerais para o ensino artístico durante a educação infantil, com atividades práticas, criativas, lógicas, estimulantes e responsáveis.

O significado das cores para os pequenos

Como descrevemos antes, o significado das cores para as crianças é muito semelhante à interpretação adulta. Afinal de contas, boa parte da nossa relação com as cores deriva de uma programação cerebral da nossa própria espécie ao longo do tempo. Por isso, as cores têm um efeito tão universal sobre todos nós.

No entanto, durante a infância, as crianças vivem um dos períodos mais livres e experimentais de suas vidas. Dos pequenos aos crescidinhos, eles atravessam um intervalo de constante descoberta e curiosidade, em busca incessante por novos estímulos, sejam visuais, sonoros ou afins.

E as cores entregam exatamente isso! Não por acaso, brinquedos infantis apresentam cores vibrantes, positivas e carismáticas. A interação frequente com essa estética contribui para o desenvolvimento emocional e criativo, promovendo uma criança mais feliz, cheia de ideias e enérgica.

Muito além das brincadeiras e atividades coloridas que podem estimular a criança, pais e mães também podem reconhecer a importância da ambientação das cores em alguns comportamentos das crianças. Muitas vezes, a decoração de um quarto para tons mais claros, amenos e tranquilos pode resultar em melhores noites de sono.

As principais abordagens das crianças com as cores

Por último, mas ainda importante, é momento de conhecer as principais atividades com cores. A começar pela mais clássica, simples e funcional: desenhar e colorir. Crianças amam brincar com isso. Usando uma folha em branco e alguns lápis coloridos, elas mergulham em um mundo só delas.

Mas é possível ir além, combinando música, contação de histórias e adjetivos coloridos, injetando criatividade, fantasia e deslumbramento na atividade infantil. Outra atividade legal, mas que só pode ser feita quando supervisionada, é a mistura de cores primárias para a formação de cores secundárias e terciárias.

Toda criança se lembra disso nas primeiras aulas de arte na sua vida. Há uma mágica incrível em descobrir, pela primeira vez, a criação do laranja a partir do vermelho e do amarelo, do roxo a partir do vermelho e do azul, e do verde a partir do azul e do amarelo.

Como pôde ver, opção é o que não falta. Inclusive, aqui vale destacar como a BIC ajuda pais, mães e educadores a promover um ensino repleto de estímulos e alegria. Assinando a nossa newsletter, você fica por dentro dos nossos melhores conteúdos.

E agora que você sabe a importância das cores na educação infantil, aproveite para conferir as melhores ideias, brincadeiras e passatempos para entreter os seus pequenos. Para isso, basta visitar nossa página e acessar a aba de atividades!

As informações contidas neste material se fundamentam em estudos psicológicos da criança e servem de base para ajudar com o seu desenvolvimento e educação. Os resultados de tais métodos podem variar de acordo com cada criança, pois dependerão de aspectos individuais e sociais.

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