A educação infantil embarca o trabalho realizado com crianças de 0 a 6 anos, nas creches e na pré-escola. Nela, as dimensões do cuidar e do educar andam juntas e promovem a construção de bases para toda a vida. Devido à sua enorme importância, essa etapa escolar é celebrada no Dia Nacional da Educação Infantil.
Além de explicar a motivação dessa data e um pouco de sua história, preparamos este texto para discutir o progresso da educação infantil nos últimos anos e os principais desafios que ainda precisamos enfrentar. Para tanto, contamos com a palavra da equipe das Escolas SEB. Confira!
Como surgiu o Dia Nacional da Educação Infantil?
O Dia Nacional da Educação Infantil é comemorado em 25 de agosto. A data foi escolhida para homenagear o nascimento da médica Zilda Arns, indicada ao prêmio Nobel da Paz em 2006 por sua atuação na luta contra a mortalidade infantil, que a levou a fundar a Pastoral da Criança.
Qual a importância dessa data para os profissionais da educação?
Desde 2012, quando foi instituída por meio da lei nº 12.602, a data serve para celebrar a educação infantil e o valor da infância. Além disso, a coordenadora pedagógica da Escola SEB | Dom Bosco — Curitiba, Andreia Guimarães, nos diz que a data nos faz lembrar dos grandes avanços e conquistas que temos até aqui.
Por exemplo, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pela primeira vez na história, inclui um currículo para crianças de 0 a 6 anos, além de trazer diretrizes importantes sobre os direitos de aprendizagem dos pequenos: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
Andreia também coloca que a data “nos faz refletir o quanto ainda temos para avançar e garantir aos nossos pequenos uma educação digna e de qualidade”. Então, é um momento importante para a reflexão dos profissionais da educação e de toda a sociedade, em busca de um trabalho pedagógico cada vez mais significativo na primeira infância.
Quais os principais progressos na educação infantil nos últimos anos?
Como coloca Andreia, uma das grandes conquistas da educação infantil nos últimos anos é ser reconhecida e assumida em sua relevância. Cada vez mais, sabemos que esse não é apenas um espaço de cuidado, mas muito mais: uma etapa valiosa para a formação e o desenvolvimento integral das crianças.
A coordenadora de educação infantil, Iara Zuliani, concorda. Para ela, houve o fortalecimento de uma nova concepção de infância, que garante em lei os direitos da criança enquanto cidadã. Ou seja, “a conscientização dos pais, responsáveis e Governo sobre a importância de garantir uma boa formação social, educacional e de valores para as crianças.”
Ela também lembra da inclusão da educação infantil como o primeiro nível da educação básica por meio da nova Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), que fez toda a diferença nessa mudança de perspectiva.
Junto a isso, as políticas que ampliam o acesso à escola na primeira infância também merecem destaque, como as leis de obrigatoriedade do acesso à educação básica gratuita para crianças a partir de 4 anos. Tudo isso com o trabalho pedagógico sendo norteado pela BNCC, que oportuniza uma atuação mais avançada e humana por meio dos campos de experiência.
Quais os desafios ainda enfrentados pela educação infantil no Brasil?
Mesmo com muitos motivos para comemorar, ainda existem grandes desafios na educação infantil brasileira. A vice-diretora do Sartre | Escola SEB — Unidade Monet, Marcilene de Brito Almeida, cita a necessidade de ampliação de vagas na educação pública nesse segmento, de forma a ter uma oferta mais próxima da demanda, principalmente em lugares ermos.
Marcilene também destaca bastante a questão do atendimento a alunos com deficiência. Para ela, ainda faltam condições estruturais e físicas para atender aos propósitos da BNCC nesses casos.
Outro desafio está na capacitação específica para a educação especial e inclusiva, pois a simples instalação de núcleos de atendimento educacional especializado (AEE) não proporciona um trabalho pedagógico de qualidade.
Já a Andreia Guimarães complementa dizendo que um grande desafio está na falta de valorização dos profissionais da educação infantil. Mesmo com mais atenção a isso nos últimos anos, o Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer em termos de políticas públicas, motivação dos educadores e iniciativas de formação continuada.
Como proporcionar uma educação de qualidade na primeira infância?
Para terminar, vale a pena aproveitar o Dia Nacional da Educação Infantil para refletir sobre o que pode ser feito nessa etapa escolar para proporcionar uma educação de excelência para os pequenos.
A vice-diretora da unidade Monet, Marcilene, coloca que alguns ingredientes fundamentais são:
- atividades com intencionalidade pedagógica;
- condições estruturais viáveis;
- disponibilidade de recursos instrumentais;
- formação continuada de excelência;
- diálogos interativos para trocas de experiências e práticas;
- e o principal: comprometimento e amor no exercício da profissão de educadores.
Para Iara Zuliani, além da formação dos professores, a parceria entre a escola e a família é fundamental. Ainda, acredita que os educadores devem sempre buscar o melhor caminho nos processos pedagógicos: aquele em que os pequenos se divertem e têm prazer em suas descobertas.
Além disso, todas as entrevistas da equipe da Escola SEB concordam que não dá para não pensar na educação infantil hoje sem falar em tecnologia. Para elas, essa é uma inovação que trabalha em favor de uma educação de qualidade, já que permite a aproximação entre família e escola, bem como o engajamento maior dos estudantes.
Porém, a tecnologia na educação infantil deve ser utilizada para colaborar com o aprendizado, e não substituir as tradicionais brincadeiras, as atividades físicas, o contato com a natureza e as interações sociais — afinal, tudo isso é muito importante para o desenvolvimento das crianças.
Por fim, as educadoras colocam que “a essência da educação infantil é o brincar”. Então, um trabalho pedagógico de qualidade nessa fase nunca deve deixar de lado o respeito à curiosidade, à imaginação e à magia da infância.
Como você viu, o Dia Nacional da Educação Infantil merece ser comemorado! Afinal, ele promove mais conscientização sobre a relevância do trabalho pedagógico na primeira infância, que cada vez mais é entendida como uma fase decisiva para o desenvolvimento integral dos indivíduos.
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